Villa Bellesguard (1900/1905) Arquiteto Antoni Gaudi

Endereço: Rua Bellesguard, 16
Fica na região alta da cidade, não há metrô na região assim que se não estiver de carro a melhor maneira é ir até a estação Av. Tibidabo do ferrocarril e da praça onde está a estação pegar o onibus 123, ou uma caminhada de uns 15 minutos (subidas)

Agora realmente adentrado no que considero a madurez do arquiteto, as obras do século XX.
Gaudi passeava com grande naturalidade seja pelo art nouveau, seja pelo neo gótico.

Esse palacete foi construído sobre as ruinas de um palácio medieval, por isso a influência gótica na obra.

Para min, depois das quatro principais obras de Gaudi na cidade, essa é sem dúvida a melhor.

Para quem quer conhecer esse Gaudi "lado B" mas não tem saco de percorrer toda a cidade com um mapa na mão e um livro sobre o arquiteto debaixo do braço, recomendo que vá pelo menos a essa obra.

Fica no alto da cidade, numa área bem arborizada, com belas vistas; a meio quarteirão da Ronda de Dalt, bem próxima ao CosmoCaixa (clique aqui para ver-lo).

A villa Bellesguard é uma propriedade privada residencial, como o portão estava encostado, entrei nos jardins e fotografei tudo na cara de pau, então não sei se é aberta à visitação. Ninguem me incomodou enquanto tirava as fotos...

Os jardins são realmente um destaque na frente da enorme casa, lembra muito o parque Güell, com fontes, bancos decorados com mosaicos, várias espécies de árvores da Catalunha e grandes palmeiras.

Esse edificio, me parece que foi o último em que Gaudi usou essa textura de pedra irregular nas fachadas. Posteriormente partindo para a pedra (ou pó de pedra) trabalhada lisa bastante ondulada, deixando um pouco de lado essa aparência "castelo medieval".

A planta da casa é um quadrado que se eleva em quatro níveis, do lado esquerdo uma grande torre encimada por uma cruz dupla cerâmica branca, avisa aos desapercibidos que existe uma obra do arquiteto ali. Essa mesma cruz é usada posteriormente na casa do guarda do parque Güell e em várias outras obras de Gaudi.

O trabalho de desenho de Gaudi com ferro forjado realmente é singular, e nessa casa, o portão, as varandas e a portada são obras de arte à parte. A decoração que emoldura a portada e os bancos são de um "pupilo" de Gaudi (Domènech Sugranyes) já que o mesmo estava ocupado os projetos do parque Güell e as obras da Sagrada Familia.

Vi umas fotos do interior num pequeno livro que tenho, Gaudi desenvolveu o sistema estrutural do piso da cobertura (sótano) da La Pedrera aqui, onde expõe as nervuras dos arcos catenários estruturais conseguindo um efeito decorativo excelente (vejam uma animação de onde esse arco vem no video da La Pedrera).

Realmente gostei e indico a visita ao Cosmocaixa no mesmo passeio.

Foto aérea de maps.live.com





























Aproveitando uma visita ao CosmoCaixa agora em abril de 2009, passei pela Vila Bellesguard para tirar umas fotos do viaduto anexo e descobri que finalmente resolveram restaurar a torre da cruz. Na foto acima se pode ver sua perigosa inclinação uns meses atrás. Abaixo umas fotos da reforma...