Ponte Bac de Roda (1987/1992) Arquiteto Santiago Calatrava

Endereço: Rua Bac de Roda pouco depois da Rambla Guipúscoa (ponte sobre a linha de trem)
Fica a um quarteirao da parada de metro Bac de Roda, linha 2 (lilás)


Essa ponte fica a 2 quarteirões do primeiro apartamento que morei aqui em Barcelona. Construída em estrutura metálica, são 4 arcos que 2 a 2 se unem no meio da ponte. As 4 pistas estão atirantadas à esses arcos. Esta obra é outra que fez parte da renovação da infra estrutura da cidade para as olimpíadas de 1992.

Calatrava tentou tocar o minino o chão, utilizando inclusive alguns pilares mesclados com escadas para acesso ao nível inferior da ponte.

Abaixo da ponte estão as linhas da RENFE, que são os trens interurbanos, embora se tenha a impressão de muito barulho, não se ouve os trens a mais de 1 quarteirão.

Existe atualmente um grande projeto que está sendo executado do terminal Sagrera, esse terminal será um importante ponto de conexão do metro, renfe e trem de alta velocidade em direção à Europa. Essa obra inclui cobrir a linha logo depois dessa ponte, e consequentemente utilização da cobertura como parque linear. Vi as maquetes e realmente ficará bom.
Em outros pontos dessa cobertura serão construidos vários edificios e para arrepio dos professores da escola de arquitetura da UPC, um deles é "daqueles" do Frank Gehry, na realidade Barcelona tem apenas uma pequena representação do Gehry, a escultura de peixe em bronze ao lado das torres da praia... Se é pra ser curral de arquiteto estrela, seja direito uai !

Foto aérea de maps.live.com