Torre Collserola (1990/1992) Arquiteto Norman Foster

Endereço: Carretera de Vallvidrera al Tibidabo, 08035
A torre fica no alto da serra de Collserola, onde acaba Barcelona. O acesso com transporte público é possivel mas dá certo trabalho:
  1. Pegar o FGC (linha S1 ou S2) saindo da praça Catalunha ou da estação de Provença  e descer na estação "Peu del funicular"
  2. Na própria estação, voce pega o funicular (trem puxado por cabos morro acima) e desce na última estação (Vallvidrera superior)
  3. Saindo da estaçao, já se tem um grande vista de toda Bcn, pegue o micro onibus 111 na saída da estação e fale pro motorista que voce quer descer na torre.
  4. O sistema de transporte é integrado, voce só vai pagar uma passagem pra chegar à torre, esse trajeto saindo da praça Catalunha leva uns 45 minutos.
Torre de rádio e televisão de Barcelona, pode ser vista praticamente de qualquer ponto da cidade. Fica no alto da serra de Collserola, limite natural da cidade. Fez parte da renovação das estruturas de Barcelona para as Olimpíadas de 1992.

Ganhador do concurso, Sir Norman Foster até hoje só tem construida essa obra aqui em Bcn, porém se tratando de concurso, ganhou outro recentemente, a repaginação do Camp Nou, estadio do Barça. O estadio que por fora atualmente não tem nenhum atrativo visual, será recoberto por paineis coloridos representando as cores do clube e da bandeira da Catalunha. Coloco abaixo um pequeno render com a torre Collserola ao fundo só pra registrar.


A antena situada no ponto mais alto da cidade, tem cerca de 280 metros de altura, e em meio ao entramado de aparatos de comunicaçoes está o andar que abriga o mirador de 360 graus. Se pode ver toda a cidade e o que existe nas "costas" de Barcelona. Como a antena está a 580 metros do nivel do mar, se tem uma visão privilegiada, inclusive da serra de Montserrat.

O sistema estrutural da torre é o que mais se impõe em seu visual futurista. Um esbelto núcleo central em concreto suporta os 13 andares de equipamentos, junto a esse núcleo estão os elevadores panorâmicos e a escada de emergência.
De cada uma das 3 extremidades da planta triangular de lados em elipse saem 3 tirantes que se fixam ao chão em robustas sapatas de concreto. Acima dos andares surge a antena também estabilizada por 3 tirantes, sempre fixados nos nós da estrutura metálica que forma o triângulo.

No andar visitável, a fachada é toda de vidro, e o chão mais próximo à fachada é em grelha metálica para que se veja o vazio abaixo dos pés. Enormes perfis metálicos fixam o bloco visitável ao núcleo de concreto.

Foto aérea de maps.live.com