Mercado Santa Caterina (2005) Arquiteto Enric Miralles

Endereço: Avenida Francesc Cambó, sem nº
Fica no centro da cidade velha, partindo da praça da catedral é só atravessar a avenida Laietana em direção oposta às ramblas e andar 1 quarteirão. Fica entre as estações de metrô Jaume I e Urquinaona da linha amarela e vermelha.


Foto aérea de maps.live.com

Em um mercado originalmente construido em 1848, Enric Miralles realizou em 2005 uma intervenção agressiva e muito bem sucedida sobre sua cobertura. Além de criar nos fundos do mercado em área degradada um novo blovo de apartamentos o mercado abriga ainda um pequeno museu arqueológico de um antigo convento descoberto durante as obras.
Situado próximo à catedral de Barcelona de frente para um grande passeio é a porta de entrada do bairro Born.
A multicolorida e multifacetada cobertura hiperparabólica (existe isso?) nitidamente invoca a Gaudi com o revestimento de mosaico, desde a praça da catedral ao longe chama a atenção e provoca a aproximação.
O interior do mercado muito bem tratado com o teto acabado em láminas de madera e potentes vigas que fazem um emaranhado estrutural para sustentar as ondulações da coberta.
A arquiteta Benedetta Tagliabue (mulher de Miralles) trabalhou com ele nas obras mais importantes, sem dúvida é a marketeira do escritório.

Credito dessa foto: www.mirallestabliabue.com