Casa Batlló (1904/1906) Arquiteto Antoni Gaudi

Endereço: Passeio de Gracia, 43
Fica na avenida mais turistica de Bcn, subindo o Passeio de Gracia, quatro quarteirões da praça Catalunha. (metrô Passeig de Gràcia linha verde)
A Casa Batllo é uma das quatro edificações mais visitas de Gaudi em Barcelona (juntamente com Sagrada Familia, Parque Guell e La Pedrera).
A Casa Batllo já existia e Gaudi o que fez realmente foi uma grande reforma do edificio que havia anteriormente, ampliando o pátio de luzes existente no centro, acrescentando um pavimento e uma total remodelação das fachadas, onde realmente se destaca o trabalho dele.

A fachada principal tem uma composição de mosaicos coloridos, balcões com formas orgânicas, uma grande tribuna com pilares que lembram ossos humanos e coroando a composição o telhado ondulado e a mini torre encimada pela cruz dupla que sempre foi utilizada por ele.

Dentro do edifício todos os detalhes são muito minuciosos, desde maçanetas de porta à rebaixamentos de teto. Um corredor formado por um arco catenário com aberturas para entrada de luz indireta confere um clima bastante cênico à passagem entre ambientes.
Todas as esquadrias de madeira e ferro foram desenhadas por Gaudi.

Na visita (aliás a mais cara de Bcn €16,50) se pode também subir à cobertura onde se pode ver de perto as chaminés, cuidadosamente trabalhadas em sua forma e trabalhadas em cerâmica como em várias outras obras do arquiteto.

Ao lado esquerdo da Casa Batllo existe outra importante obra do modernismo Catalão (arquitetura do início do século XIX daqui com forte influência Art nouveau) que é a Casa Amatler do arquiteto Josep Puig i Cadafalch autor de várias outras importantes obras em Barcelona, mas que infelizmente é um pouco ofuscado pelo brilho que Gaudi tem turisticamente por essas bandas.

Foto aérea de maps.live.com


























Video institucional sobre a casa Batlò, gravei de um dos telões em uma visita.