Antena comunicações Montjüic (1989 - 1992) Arquiteto Santiago Calatrava

Endereço: Anel olímpico de Montjüic

É uma caminhada agradável de 20 minutos partindo da praça Espanha, a torre fica ao lado do Estádio Olímpico e do Palau Sant Jordi (ginásio). Se preferir ir de onibus, a melhor opção é a partir da praça Espanha, pegar o 50 ou 61.

Concurso para torre de comunicações que se situaria no anel olímpico e serviria como um marco urbano para o local. A antena fica numa esplanada juntamente com o Estádio Olímpico e o Palau Sant Jordi no alto da montanha Montjüic, ao lado do centro da cidade. Nesse estádio houve a abertura e encerramento das olimpiadas de 1992 e nesse ginásio o Brasil ganhou a medalha de ouro no voley masculino.

Calatrava, que tem um status de estrela no mundo arquitectônico, não poderia deixar de marcar o skyline de Barcelona, é quase uma obcessão para os denominados arquitetos estrelas deixarem sua marca nessa cidade, e Calatrava, que eu diria que é o único estrela da Espanha... Rafael Moneo também, mas não com os mesmos resultados que Calatrava saca de seus projetos (obviamente desde que questão de custo não seja um problema).

Bom, a antena é de propriedade da Telefonica, e serve como transmissora de sinal para telefonia móvil. A antena escultura tem boa visibilidade de grande parte da cidade, e mostra a caracteristica principal de Calatrava, ousadia estética/estrutural. O que no caso dele incrementa o preço final nuns 500%.

A base é um grande bloco de concreto ondulado revestido de mosaicos brancos (em referência à arquitetura Catalana), a antena se apoia em 3 pontos, um deles realmente esbelto que confere grande leveza à chegada da antena ao solo. A estrutura metálica sobe numa grande inclinação e chega ao final de seus 136 metros com um contrapeso ao lado oposto dessa inclinação em forma de semi arco. Cortando o centro desse semi arco, como uma lança localiza-se a antena em si.


O visual bastante futurista se encaixa com a proposta do concurso, visibilidade para uma parte da cidade que antes das olimpíadas não havia praticamente nada.

Foto aérea de maps.live.com