Fórum (2002/2004) Arquitetos Herzog e De Meuron


Endereço: Passeig de García Fària  08019
O edifício localiza-se a um quarteirão da estação de metrô El maresme/forum da linha 4 (amarela), outra boa opção é pegar o tranvia (metro de superficie) que para justo em frente ao Forum (linha T4, estação fórum) 
Esse edificio com certeza é um dos que mais gerou controversia por aqui, seja por sua volumetria, porte e até mesmo sua real necessidade para a cidade...

Aparte que foram gastos mais de 100 milhões de euros para construí-lo, a obra está numa zona afastada que tem a simbologia importante de marcar o final da cidade. O terreno se localiza na extremidade orientada ao mar da Avenida Diagonal (que corta toda Bcn).

Todo o complexo do Fórum de Barcelona foi construido para o Fórum Universal das Culturas realizado no ano de 2004. Nesse evento mais de 3 milhões de pessoas do mundo inteiro estiveram aqui discutindo soluções sociais e culturais para as diferentes nações.

Esse complexo, além desse edificio em questão, inclue uma grande reurbanização da ex zona industrial que existia por ali, incluindo intervenções que avançam sobre o Mediterrâneo. Existe um túnel subterrâneo que liga o edificio 3 com o 4 da figura acima.
Junto ao mar foi construída uma grande planta de produção de energia solar e um porto para fins turísticos, essa enorme placa fotovoltáica é vista de toda a orla de Barcelona.

Foto aérea de maps.live.com

À direita do triangulo, se pode ver tres grandes "buracos", esse buracos são fossos de ventilação e iluminação da Ronda Litoral, que é uma da principais obras estruturais de Barcelona para as Olimpíadas de 92, trata-se de uma via expressa que circula toda a cidade, unindo os diversos complexos esportivos de Bcn.

Tive aulas na UPC com professores que elogiaram o edificio, comentando que deram um ponto final a uma parte perdida da cidade, que modernizaram uma zona degradada, etc e tal... Porém, nosso dignissimo amigo Piñon destila todo seu veneno contra essa "solução" e que sem dúvida é o maior desastre da "espetacular arquitetura" barcelonesa.

Opiniões à parte, depois de 3 anos pronto, esse edificio realmente é um elefante branco dentro da cidade, inicialmente causa grande estranhesa seus grotescos balanços, seu revestimento rude de fachada contrastando com as placas cromadas que cobrem os pilares e teto que é visto desde a rua.




Crédito das imágens de projeto: www.euro-inox.org

Nesse corte vemos que o grande auditório (3.200 lugares) é totalmente subterrâneo, e que a caixa de cena avança para dentro do triangulo que é visto externamente.
A parte interna do triangulo é utilizada como área de exposições, o tema principal é "a futura arquitetura que se produzirá na cidade", inclui uma imprescionante maquete de toda a cidade com com efeitos sonoros e luminosos que contam a evolução urbana de Bcn.
Esse triangulo equilátero com 180 metros de lado, parte da cota mais alta do terreno já em balanço, aproveitando que à medida que o terreno cai, o espaço logo abaixo se torna cada vez mais transitável. Culminando nesse vértice da foto abaixo que tem a cota inferior a mais de 10 metros de altura da "praça" formada abaixo.As vigas metálicas utilizadas para suportar esses balanços são de 12 metros a superior e quase 1 metro a inferior.
A iluminação interna do triangulo é feita por verdadeiro salpicado de fossos que na cobertura se observam quadrados, porém em elevação são como tangrams de vidro.
O enorme triangulo formado pela cobertura, tem uma cobertura permanente de água de uns 30 cm de espessura, que segundo os arquitetos suiços projetistas servem tanto para esfriar o edificio no verão como "oasis de parada para a migração das aves, antes da dura tarefa de atravessar o mediterrâneo" !!!

Isso que é mergulhar no discurso poético tentando encontrar alguma retórica  ?¿?¿