Bodegas Guell (1895) Arquiteto Antoni Gaudi

Endereço: Estrada Barcelona-Sitges km 25 Cidade de Garraf
O edificio atualmente é um restaurante e localiza-se na beira da referida estrada. Se não for de carro, a melhor maneira é pegar um trem em direção a Sitges e descer na estação GARRAF que é o nome dessa cidadezinha que fica entre Castelldefells e Sitges. A bodega fica 5 minutos de caminhada da estação do trem e da praia.



Mais uma obra de Gaudi fora de Barcelona, na realidade esse roteiro é muito mais relacionado à praia do que a arquitetura, mas essa bodega fica a 5 minutos da areia, então vale a pena conhece-la mesmo tendo ido à cidade para ir à praia.
Hoje funciona um restaurante e pelo visto já estão de saco cheio de turistas fotografando a obra e não consumindo, já que aparentemente o dono nos pediu com a tipica gentileza catalã para nos retirarmos do estacionamento já que não tinhamos reservas para comer.
Fora isso, o prédio lembra um castelo medieval pequenino com uma grande inclinação de coberta, aparantemente só por motivos estéticos. Essa parte do complexo provavelmente servia para moradia, já que com o grande declive do terreno Gaudi criou uma especie de praça mirante ao nível da estrada, que dá acesso à essa casa. Abaixo dessa "praça" estão as instalações da bodega, com amplos salões, já praticamente ao nível da praia.
A obra está em excelente estado de conservação, porém o restaurante construiu um salão de refeições em anexo que em nada tenta se integrar com a obra de Guadi. Participou com Gaudi no projeto, o arquiteto Francesc Beremguer i Mestres.