Pavilhão Mies Van Der Rohe (1929) Arquiteto?¿ Mies

Endereço: Praça de Carles Buigas s/n. Fica ao lado direito da fonte mágica perto da praça Espanha. É a fonte mais conhecida de Barcelona e a fica a 10 minutos andando da estação de metrô praça Espanha. 



Nem me atreverei a falar muito desse pavilhão, primeiramente porque usando nosso clichê favorito: Menos é Mais !!
Melhor é comentar a sensação de entrar numa obra emblemática que todo arquiteto ouviu mil vezes os professores falando de planta livre, leveza estrutural, síntese e finalmente de bom gosto. Na universidade daqui então, Mies é um Deus...

Voce sobe um pequeno lance de escadas na lateral direita do edificio e paga €3 pra entrar, arquiteto paga € 2 !!!! Ao subir nessa base que eleva o edificio em torno de 1 metro do chão, percebe-se a simplicidade da coisa... Espelho d`água, transparências, finissimos pilares cobertos por inox, e paredes de travertino. Arquitetura nessa hora fica fácil... Voce entra numa sala com 2 cadeiras Barcelona, sai no patio, onde "flutua" a estátua, olha pra tras e novamente, 2 linhas de pilares e 1 linha de parede.

Depois da exposição de 1929, o pavilhão foi desmontado. Em 1986 remontaram utilizando as mesmas peças que estavam guardadas.

O outro prédio que restou dessa exposição de 1929 é o museu nacional da Catalunya, um castelão eclético pra marcar bem o contraste entre Mies e seu tempo.

Realmente vale a pena, a pequena loja no fundo vende livros e souvenirs para arquitetos com preços salgados, claro !

A localização é previlegiada, perto da praça Espanya, e mais perto ainda das fontes de Montjüic.

Foto aérea de maps.live.com





























Video da fachada frontal com umas musiquinhas gratis do Youtube, bloquearam os videos que tinham Hendrix de fundo..