Cosmo Caixa (2004) Arquitetos Esteve e Robert Terradas

Endereço: Teodor Roviralta, 47-51, Barcelona
Tel. 93 212 60 50
Pegar o Ferrocarril L7 saindo da praça cataluña ou estaçao Provença e descer na estaçao final (Av. Tibidabo), saindo da estaçao voce sobe 3 quarteiroes a Avenida Tibidabo e chegara à Ronda de Dalt, vire à esquerda e o Cosmocaixa fica a poucos metros.

Quando um banco resolve gastar 100 milhões de euros num museu de ciência, o resultado é esse. Agenda lotada de eventos para adultos e crianças e consequentemente eleito melhor museu da europa de 2006. Obra social aqui é isso.

O predio é um "anexo" de um antigo edifício modernista Catalão do século XIX, como o terreno é um grande declive e se localiza no alto da cidade, criou-se uma grande praça no nivel posterior desse edificio antigo de onde se tem uma bela vista de Barcelona.
Abaixo dessa praça está o museu de ciência (com todas as experiencias na pratica do que voce aprendeu nos livros de fisica, quimica e biologia), um planetario e o bosque inundado (uma reproduçao em escala real de um ambiente da floresta amazônica)

Ao nivel da praça uma caixa de vidro e inox abriga a entrada e uma loja temática. Nesse hall de entrada existe uma monumental rampa em espiral com um enorme tronco de árvore seco flutuando ao centro, tensionado por cabos ao teto, e à rampa.
São 6 niveis com várias salas de aula, sala de projeção, conferências e um grande salão de exposições com pé direito de uns 12 metros. Em uma das laterais desse grande salão está o bosque inundado, com fauna e flora de tamanho realmente grande, onde de 20 em 20 minutos acontece uma chuva (aspessores no teto) para manter o ambiente tão úmido quanto a floresta amazônica. Realmente muito bem executado e cuidado.

Vale a pena demais a visita, além do preço ser de € 2, estudante paga meia.

Foto aérea de maps.live.com