Cripta Güell (1908/1917 ) Arquiteto Antoni Gaudi

Gaudi além Barcelona !! Pegando o ferrocarril saindo da praça Espanha, em 25 minutos voce chega à estação COLONIA GUELL, "pueblozinho" simpático que fica só 5 minutos da linha do trem. As primeiras fotos são das excelentes casinhas  no estilo modernista Catalão. Dá saudade das roçinhas ai do Brasil.



A história do povoado se desenvolve em torno da fábrica de tecidos da familia Guell, que nem precisa de dizer que estão para Gaudi assim como JK está pra Niemeyer.
A obra de Gaudi nessa cidadezinha é uma igreja que serviria para que os funcionários do complexo fabril pudessem ter onde rezar, mas infelizmente só foi construida a cripta e assim ficou. Acabou se transformando numa obra imprecionante onde Gaudi experimentou ao extremo e conseguiu as soluções que usaria nas suas principais obras posteriores.

As primeiras fotos são da cidadezinha.





Pra quem não deu o braço a torcer ainda, agora nao tem mais jeito. Mesmo com todas as críticas ao "estilo" Gaudi, aos rebuscamentos e exageros, convenhamos: essa parte de um projeto inacabado, feito numa cidadezinha a 50 km de Barcelonam realmente impressiona.
Está no alto de uma esplanada e à primeira vista voce fica intrigado pela estrutura abusada, sem nenhuma modulação e cheia de curvas. A pequena capela com planta em forma de elipse, tem uma espécie de marquise que vai baixando em direção ao chão até formar um tipo de foyer, que tem o piso rebaixado em relação ao acesso à atual capela.

De um lado o campanário, e de outro uma escada que dá acesso à cobertura, na cobertura uns pórticos de pedra.

O que tem de diferente por fora, fica quase pequeno quando voce entra na "nave".
É nítida a enorme contribuição de Gaudi para o cálculo estrural de hoje, e parece incompreensível construir coisas assim no início do século XIX. A complexidade do emaranhado de arcos do teto é tão atraente como as pinturas de teto das igreja barrocas.

Se voce for ficar mais de 3 dias em Barcelona diria que é obrigatória a visita a esse lugar.

Foto aérea de map.live.com

Pra começar coloquei as duas plantas que encontrei aqui num livro que eu tenho.






































No video, tento mostrar um pouco da parte interna, nesse dia estava acontecendo uma apresentação de música clássica no interior da capela (o som é original do vídeo).