Torre Marenostrum ou Torre Gás Natural (1999/2006) Arquiteto Enric Miralles

Endereço: c./ dels Pinzón, 1 08003
O edificio é facilmente visto no seu entorno, fica na ronda litoral entre o mar e o parque da ciutadella, a estação de metrô mais próxima é a Barceloneta da linha 4 (amarela), são cinco minutos caminhando.

Esse é um dos edifícios contemporâneos de Barcelona que mais me agrada, se trata da torre Gás natural, como o próprio nome diz, foi encargada ao arquiteto Catalão Enric Miralles pela empresa que controla o suministro de Gás de toda Bcn, a intenção era dar notariedade para a empresa assim como a torre Agbar de Nouvell dá à cia de águas daqui.

Miralles morreu em 1999 e deixou outras importantes obras pela cidade, como o mercado de Santa Caterina, o parque diagonal mar, a rambla Icária e o cemitério de Igualada (cidade aqui perto), hoje o escritório é comandado pela mulher do arquiteto, a também arquiteta Benedetta Tagliabue, italiana, boa no discurso mas que vive na sombra do ex marido.

Claro que essa obra está dentro da considerada arquitetura do espetáculo de Barcelona, e que são poucos os catedráticos da Universidade Politécnica que dão o nariz a torcer para Miralles, que também foi professor na faculdade de arquitetura durante alguns anos.

À parte dessa característica guerra de egos (e até mesmo mascarada inveja, de se ter certeza que é melhor que outros e não ter a mesma notariedade) Miralles já escreveu seu nome na história da arquitetura, e embora esse edifício não respeite todos os manuais de "conduta" ditados pela academia, por muitos é considerado dentro da arquitetura contemporânea o mais interessante de BCN.

O edificio está localizado numa ex zona industrial portuária que tem baixo gabarito de edificações e está ao lado da linha de trem que parte da estação de França rumo à Europa. A torre de 20 plantas se destaca muito na paisagem urbana devido não só ao moderno revestimento envidraçado, mas também pelo monstruoso balanço de parte do edifício e também pela escultórica e multifacetada fachada inclinada que marca o vão de acesso ao complexo.


foto aérea de maps.live.com

A grande caixa de vidro tem algumas variações de textura e planos para quebrar a monotonia dessas fachadas espelhadas, e o próprio vidro que reveste todo o edificio tem uma peculiaridade, Miralles não queria um efeito de espelho para as fachadas, então o vidro é "meio" martelado, que embora se mantenha reflexivo, distorce as imagens geradas, dando um certo movimento ao que se reflexa nas várias fachadas do prédio.

Em planta são dois grandes blocos de diferentes alturas que se unem na cota mais alta do bloco de menor altura por meio de uma passarela. Desse bloco mais baixo surge o ousado e obviamente caríssimo balanço, que visto de todos os angulos impressiona. São cinco andares em um balanço de 40 metros !!

O bloco mais alto está implantado formando um "V" com o bloco mais baixo marcando a entrada ao meio dos dois edificios coberta pela passarela situada oito andares acima. Um braço desse "v" é o balanço, e o outro a fachada inclinada que a cada planta se projeta ao vazio uns 10 metros, o revestimento desse plano inclinado são em placas de vidro triangulares instaladas em diferentes angulos e inclinações.



Crédito das imágens de projeto: www.noticiasarquitectura.info/especiales/gas_natural_embt.htm


Crédito dessa imagem: www.urbanity.es/foro/showpost.php?p=70690&uu=102










Crédito dessa imagem: www.urbanity.es/foro/showpost.php?p=70690&uu=102


As fotos onde não digo o crédito foram tiradas por mim mesmo...